Clareamento dental INTERFACE ODONTOLOGIA

Clareamento dental qual a melhor opção ?

Clareamento dental é a melhor opção? Escolher o modelo de clareamento dental errado pode frustrar expectativas e ainda trazer problemas aos dentes. Descubra diversas técnicas para recuperar dentes amarelados e manchados, para um sorriso mais marcante – e sem riscos!

Clareamento dental INTERFACE ODONTOLOGIA

Clareamento dental, o sucesso do resultado depende da técnica escolhida.

Dentes amarelados e manchados não combinam com ninguém. Basta um leve escurecimento deles e o sorriso já começa a perder a harmonia, e isso mesmo para indivíduos com dentes impecavelmente alinhados.

E é para isso que diversos tipos de clareamento dental estão disponíveis – só que a simplicidade e qualidade dos resultados ainda dependem da seleção da técnica correta, minimizando riscos e trazendo dentes mais claros para você.

A seleção do tipo ideal de clareamento dental considera fatores como a presença de manchas displásicas na superfície do esmalte dentário.

Qual o tipo mais adequado?

A seleção do tipo de clareamento dental é um procedimento rápido, mas que pode ser complicado à primeira vista. E com razão, já que diversos fatores são considerados, como a urgência para resultados imediatos, a idade e dieta do paciente, a

presença de retração gengival ou doenças na gengiva, a existência de próteses dentárias e os escurecimentos por doenças congênitas ou adquiridas. Difícil? Nem tanto.

Basicamente, existem 4 técnicas para clarear dentes, e que são divididas em dois tipos conforme o local onde o procedimento será realizado. Em casa, monitorado pelo dentista, ou executado diretamente pelo profissional no consultório. Mas as

diferenças entre elas precisam ser bem entendidas para evitar problemas aos dentes e gengivas, e conseguir resultados clareadores mais efetivos.

Clareamento á laser

A técnica mais glamourosa e desejada, além de mais cara, pode frustrar os resultados. Utiliza géis clareadores em concentrações muito elevadas (peróxido de hidrogênio ou carbamida), aplicados sobre os dentes após o isolamento completo

de gengivas e lábios. Neste modelo de clareamento dental a função do laser é apenas diminuir o tempo da consulta, sem nenhuma melhora no resultado final do procedimento.

Tempo de tratamento: 1 a 4 sessões, com 1:30hs de duração cada uma; o intervalo entre as consultas é de 48 horas; indicações e vantagens: urgências estéticas e indivíduos impossibilitados para a técnica caseira devido a retrações gengivais extensas;

riscos e problemas: alterações irreversíveis no esmalte dentário, irritação pulpar inflamatória e sensibilidade pós tratamento e região não clareada junto às gengivas.

Branqueamento/clareamento dental a led

Confundido com a técnica a laser, utiliza os mesmos agentes clareadores utilizados neste tipo de clareamento dental. A diferença fica mesmo é por conta do estilo da fonte de luz utilizada.

Traz os mesmos riscos e problemas da técnica a laser, estando entre as categorias de clareamento dentário mais comum com uso de luz.Tempo de tratamento: 1 a 4 sessões, com 1:30hs de duração cada consulta; o  intervalo entre as consultas é de 48

horas. Indicações e vantagens: urgências estéticas e indivíduos impossibilitados para a técnica caseira devido a retrações gengivais extensas. Riscos e problemas: alterações irreversíveis no esmalte dentário, irritação pulpar inflamatória e

sensibilidade pós tratamento e região não clareada junto às gengivas. Destaque da técnica: é menos arriscada do que a técnica a laser e ainda traz os mesmos resultados.

Urgências estéticas e sessões rápidas de aplicação do gel clareador são destaques para essa técnica.

clareamento dental caseiro

Clareamento dental convencional (consultório)

A mais simples entre as  categorias de clareamento dental é também a que traz os mesmos resultados clareadores mais efetivos. E com a vantagem adicional de ser mais segura aos dentes.

O único, porém fica por conta do tempo das sessões de aplicação do gel clareador, mais demoradas em comparação com as técnicas otimizadas por luz (led ou laser). Indicações e vantagens: urgências estéticas e indivíduos impossibilitados para a

técnica caseira devido a retrações gengivais extensas.Riscos e problemas: alterações irreversíveis no esmalte dentário, irritação pulpar inflamatória e sensibilidade pós tratamento e região não clareada junto às gengivas. Tempo de tratamento: 1 a 4 sessões,

com 1:30hs de duração cada consulta; o intervalo entre as consultas é de 48 horas. Destaque da técnica: mais segura que as técnicas a led e laser, traz os mesmos resultados clareadores.

Embora o tempo de aplicação do gel clareador seja maior, a simplicidade do procedimento pode até mesmo deixar a sessão mais rápida.

Clareamento dental caseiro

Entre as variantes do clareamento dental, o clareamento dental caseiro é o mais eficiente e seguro para os dentes. Utiliza os mesmos géis clareadores das técnicas a laser, led ou convencional, porém aplicados pelo próprio paciente

através de moldeiras flexíveis e transparentes. Ao dentista cabe monitorar os resultados e condições de saúde das gengivas e esmalte dentário, aumentando ou diminuindo a concentração dos agentes clareadores. Tempo de

tratamento: 7 a 21 dias, com aplicações diárias que variam de 30 minutos a 4 horas (conforme o tipo e concentração do gel clareador). Indicações e vantagens: resultados clareadores superiores, baixo risco de agressão à polpa dentária, clareamento

efetivo junto às margens gengivais, menor risco para manchas superficiais, efetivo para dentes manchados por antibióticos. Riscos e problemas: sensibilidade, não pode ser utilizado em pacientes com retrações gengivais (recessão gengival)

extensas. Destaques da técnica: mais seguro e mais eficiente que outros clareamento dental, não deixa as partes do dente em contato com gengivas amareladas.

O clareamento dental traz, sim, riscos aos dentes.

E embora a dor e sensibilidade aumentadas – e que, felizmente, desapareceu poucos dias após o término do tratamento – estejam entre os problemas mais frequentes.

A irritação pulpar inflamatória é uma das complicações que podem ser irreversíveis, dependendo da intensidade do problema – e o tratamento de canal pode ser a única maneira para cessar a dor que, nesses casos, é constante.

Outro dano irreversível é a alteração estrutural do esmalte dentário, pelo uso inadequado ou repetitivo do tratamento.

Problemas congênitos como displasias do esmalte e fluorose dentária também podem ter resultados desastrosos nos procedimentos a laser ou led, ao formar manchas intensas e que não podem ser removidas.

Riscos e vantagens de Combinar técnicas para resultados mais efetivos:

Mas afinal, quais tipos de clareamento dental oferecem resultados máximos e, ao mesmo tempo, rápidos?

Segundo algumas pesquisas científicas, é a combinação do clareamento dental caseiro com o procedimento realizado em consultório, com ou sem uso de luz (laser ou led).

O problema para o uso pouco frequente da técnica combinadas, entretanto, é que elas não podem ser realizadas com frequência. Caso contrário, as agressões ao esmalte dentário podem ser irreversíveis, assim como o risco aumentado para as

lesões inflamatórias da polpa. Outro fator proibitivo é o preço mais elevado do procedimento. A dica é reservar o tratamento combinado para momentos únicos, como eventos sociais importantes como casamentos e formaturas, ou previamente ao início do tratamento com laminados cerâmicos.

Qual a melhor opção de clareador dental para a técnica caseira?

Embora existam diferenças nas formulações dos géis clareadores, são duas os agentes clareadores utilizados neste clareamento dental: peróxido de hidrogênio e carbamida. Além disso, variações de concentrações destes produtos e adição de substâncias

químicas que previnem o aparecimento da sensibilidade dentária ou aceleram a ação clareadora podem ser exclusivas de algumas marcas. O que realmente importa é seguir à risca o esquema de utilização do produto.

Confira algumas dicas para selecionar a melhor opção de clareamento dental.

Conhecer os tipos de clareamento dentários disponíveis não são suficientes para escolher a técnica ideal. O exame clínico da superfície dentária e da saúde gengival são coisas que somente o dentista pode fazer por você. Mas ainda assim dá para ter uma

ideia sobre qual procedimento clareador pode ser o mais eficaz para recuperar dentes amarelados e manchados. E, além disso, algumas dicas básicas sobre o tratamento também vão ajudá-lo a ter resultados ainda mais efetivos.

✓ A profilaxia e remoção de manchas mais espessas 48 horas antes de qualquer categoria de clareamento dental é essencial para resultados clareadores mais efetivos;

✓ O tratamento gengival pode ser necessário para indivíduos com gengivas sangrantes e inflamadas (gengivite e periodontite);

✓ aplicação de dessensibilizantes minimiza ou até mesmo elimina os problemas de dor e sensibilidade dentária tanto nas técnicas caseiras como em consultório;

✓ A retração gengival extensa contraindica o clareamento dentário caseiro pelo risco elevado de dores e sensibilidade dental intensa;

✓ Reserve o uso combinado de técnicas clareadoras (caseira + consultório ) para momentos especiais como casamentos ou prévios aos tratamentos com lentes de contato dental, ou facetas laminadas;

✓ A frequência na repetição do clareamento dental está mais associada aos danos irreversíveis no esmalte dentário do que qual a técnica foi utilizada.

✓ O clareamento dentário caseiro, embora mais demorado, é o tratamento mais seguro e com resultados mais eficientes;

✓ O polimento do esmalte dentário, terminado o tratamento, devolve o brilho e dá mais durabilidade para os resultados clareadores;

✓ A repetição do clareamento dentário (ciclo completo) a cada dois anos pode ser considerado seguro aos dentes.

AGENDE HOJE MESMO UMA AVALIAÇÃO COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS E TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS REFERENTE A CLAREAMENTO DENTAL.VISITE NOSSA PÁGINA NO LinkedIn