A plástica gengival é um procedimento cirúrgico realizado para melhorar a estética do sorriso do paciente. O objetivo é reduzir o tamanho da gengiva e modificar o contorno dela.

A função da gengiva é proteger o meio interno do meio externo. As características principais de uma gengiva saudável são a imobilidade e a cor de rosa dela, mas muitas pessoas têm problemas provocados, principalmente, pela escovação incorreta.

Quem sofre de bruxismo (morde e/ou range os dentes), mordida incorreta, oclusão e placa dental bacteriana, por exemplo, está mais propenso a ter problemas na gengiva, também conhecida por tecido mole.

Nesses casos, os tratamentos mais recomendados são controle dos fatores que causaram o problema e cirurgia plástica periondontal.

Marque sua consulta. Problemas na gengiva nunca mais!

Indicações do tratamento

O tratamento mais indicado para cuidar das gengivas é a cirurgia plástica, mas também é possível cuidar do caso por gengivoplastia, que é a redução do excesso de gengiva. Esse processo é bastante utilizado nos casos onde há excesso do tecido acima da coroa dentária.

Também é possível tratar por meio da gengivectomia, procedimento realizado quando a gengiva excedente é cortada para que as coroas dos dentes, antes escondidas e cobertas por esse tecido, apareçam por inteiro.

Para os casos de sorriso gengival secundário ao lábio curto, a abordagem sobre o músculo elevador do lábio e do septo nasal – pelo nariz ou acima da gengiva – a cirurgia plástica é mais eficiente. A recuperação é rápida e o procedimento não deixa cicatriz.