Abscesso dentário: saiba como tratar e evitar esse problema! Os abscessos dentários podem ocorrer quando uma cárie não é tratada ou quando uma rachadura ou fratura no dente permite que bactérias entrem na polpa dentária (a parte mole no interior do dente) e a infectam.
Depois que as bactérias entram, elas se espalham até a raiz e causam inflamação e inchaço. Existem dois tipos de abscessos e cada um deles têm causas diferenciadas. Abscesso periapical, que afeta a raiz do dente; o outro é o abscesso periodontal, que afeta a gengiva.
O problema tem tratamento e quando o paciente identifica algum tipo de infecção nos dentes ou nos tecidos, ele deve procurar ajuda imediatamente. Isso porque a falta de tratamento adequado pode trazer consequências severas.
Como identificar o Abscesso dentário no início?
O abscesso pode se caracteriza pela presença de secreção purulenta, assim como sintomas físicos também. Conheça alguns desses sintomas.
Dor latejante e persistente em um dente ou gengiva;
Dor ao morder;
Dor de dente espontânea;
Vermelhidão, sensibilidade e inchaço nas gengivas;
Febre;
Linfonodos cervicais inchados;
Descoloração dentária;
Mau hálito ou gosto desagradável na boca;
Ferida aberta e escorrendo nas gengivas.
Como prevenir o problema? Abscesso dentário.
A falta de higiene bucal é a principal causa de todas as doenças bucais. No caso do abscesso dentário não é diferente, pois o problema surge devido ao acúmulo de bactérias na boca. Então, para se prevenir o ideal é escovar os dentes sempre após as
refeições e utilizar o fio dental diariamente. Ter uma alimentação rica em frutas, legumes e grãos e evitar ao máximo o consumo de alimentos açucarados é uma ótima forma de manter sua boca livre de infecções.
Além disso, é preciso visitar o dentista regularmente para fazer a profilaxia dentária. O procedimento remove a placa bacteriana e o tártaro acumulado entre dentes e gengivas, evitando o surgimento do abscesso e outras doenças bucais.
O abscesso pode provocar a perda do dente?
As consequências do abscesso dentário são um fator que requer muita atenção. Elas são as mesmas provocadas pela periodontite: “existe a destruição do osso que pode acarretar a perda de dente”.
Isso acontece porque os nossos dentes estão fixos na boca em função dos tecidos periodontais, como a gengiva, os ligamentos e o osso alveolar.
O abscesso dentário provoca a perda deles, então, os dentes não conseguem mais se manter presos na boca e podem se soltar e cair. Outro detalhe muito importante é que há chances de o abscesso dentário provocar problemas sistêmicos.
Algumas bactérias têm afinidade com os tecidos do coração. Elas migram por meio da corrente sanguínea, levando à manifestação de problemas cardíacos, como a endocardite bacteriana.
Opções de tratamento para o abscesso dentário?
O tipo de tratamento depende da causa da infecção e da gravidade do problema. Tratamento de canal: quando o abscesso atinge a raiz do dente a solução é o tratamento de canal.
Para resolver o problema, o dentista faz uma drenagem, retira a polpa infeccionada, limpa o local e fecha o dente com material apropriado. Incisão e drenagem do abscesso: nesse caso, o dentista retira o pus e desinfecta a área afetada com uma solução salina.
Extração dentária: quando o tratamento de canal e outras opções de tratamento não resolvem o problema, a extração é a única opção;
Uso de medicamentos: em muitos casos a infecção se espalha para os dentes adjacentes, o uso de medicamento é indicado para conter a contaminação.
Além da perda de dentes, caso o abscesso dentário não receba o devido tratamento, a infecção pode cair na corrente sanguínea, trazendo sérias consequências para a saúde do indivíduo.
Lembre-se de manter as consultas regulares ao dentista e ao menor sinal de infecção, procure um profissional imediatamente.
Lembramos a você que INTERFACE ODONTOLOGIA conta com profissionais altamente qualificados para todos os tratamentos odontológicos.
Adicione um comentário