Cuidados para manter a saúde bucal na terceira idade, e manter um belo sorriso. Com o aumento atual da expectativa de vida, estima-se que a retenção da dentição natural neste segmento da população tende a aumentar.
Por outro lado, com a maior longevidade da população, há uma tendência no aumento das doenças sistêmicas e crônicas, um maior consumo de múltiplos medicamentos, o surgimento de dificuldades na audição, na visão, na locomoção e as deficiências
cognitivas. Isto não é uma regra, mas é uma dura realidade que boa parte daqueles que um dia vão estar de frente com a terceira idade.
A boa notícia é que mesmo com estas expectativas negativas com relação à saúde destas pessoas; felizmente não as impede de ter uma boa qualidade de vida, graças aos avanços de todas as áreas ligadas a medicina.
Processo de envelhecimento.
O envelhecimento provoca determinadas modificações em todo corpo; sendo que estas mudanças são mais perceptíveis, principalmente na musculatura facial pelo fato de se tornar mais flácida a cada ano que se passa, o que afeta também as
articulações e todo o sistema mastigatório. E com relação aos problemas bucais nesta faixa etária a partir dos 60 anos, são bastante comuns a presença de cáries, doenças gengivais e lesões na mucosa bucal.
É possível ter um belo sorriso na terceira idade? Cuidados para manter a saúde bucal na terceira idade.
Claro que sim! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, hoje é possível chegar à terceira idade com um belo sorriso. No entanto, para que isto aconteça é importante que os dentes sejam bem cuidados, e que se faça visitas periódicas ao
dentista. Estas atitudes farão com que os dentes possam durar a vida inteira. E para se ter dentes e gengivas saudáveis, a higiene bucal é fator primordial. Por isto se faz necessário escovar os dentes, sempre após as principais refeições sempre
utilizando um creme dental que contenha flúor, e também usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes da escovação que é feita após a última refeição.
Leia também.
APRENDA COMO ESCOVAR OS DENTES CORRETAMENTE
Quais os problemas bucais mais frequentes na terceira idade? Cuidados para manter a saúde bucal na terceira idade.
1) Sensibilidade Dental > Ocorre mais frequentemente na raiz dos dentes. Que pode se agravar com a idade pela ocorrência da retração gengival (sendo considerada normal neste caso) que expõe as áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental.
Estas áreas podem ficar bastante doloridas quando em contato com alimentos adocicados, bebidas quentes ou frias.
E quando a sensibilidade fica mais severa recomenda-se usar um creme dental apropriado para combater esta hipersensibilidade.
E se o problema persistir é necessário consultar o dentista já que este nível de sensibilidade pode indicar a existência de um problema mais sério, como, por exemplo, cárie ou dente fraturado, para que assim possa ser feito o tratamento adequado.
2) Xerostomia ou Boca Seca > As pessoas que se queixam de boca seca na terceira idade é muitas vezes em consequência do uso de certos medicamentos ou mesmo por distúrbios em sua saúde geral.
Nestes casos, quando não é feito o tratamento adequado quem fica prejudicado são os dentes que ficam mais suscetíveis à cárie dentária.
Nestas situações é muito importante a consulta com o dentista que é quem pode recomendar os vários métodos que busca manter a boca mais úmida, isto através de tratamentos específicos ou mesmo remédios que evitam que a boca fique seca.
Cuidados para manter a saúde bucal na terceira idade. As pessoas que estão na terceira idade, na grande maioria, infelizmente se deparam com determinadas enfermidades como diabete, problemas cardíacos entre outros e de certa forma estas doenças podem comprometer a saúde bucal.
3) Ardência Bucal >Também conhecida como queimação bucal, pode ocorrer na língua ou nas mucosas bucais. A pessoa pode sentir um gosto amargo ou alterado com dificuldade de engolir, como se estivesse com a garganta parcialmente bloqueada, com a sensação de leve inchaço na língua.
Estes sintomas levam a um grande desconforto e queda na qualidade de vida do portador. O diagnóstico deve ser feito com cautela, pois há a possibilidade de se confundir com líquen plano ou com a língua geográfica, que tem sintomatologia parecida aos da ardência bucal.
A síndrome da ardência bucal afeta mais as mulheres do que os homens numa proporção de 7 mulheres para 1 homem. Pela dificuldade de se obter um diagnóstico preciso muitas pessoas passam a viver em um estado de ansiedade ou depressão constantes, porque passam a acreditar que os sintomas são de fundo psicogênico.
4) O Uso de Próteses Dentárias.
As próteses dentárias têm tornado mais fácil a vida de muitas pessoas que estão na terceira idade, no entanto, o uso destas próteses exige alguns cuidados especiais.
Por isto é muito importante seguir rigorosamente as instruções do dentista que as confeccionou, com relação à higienização desta prótese.
Os que usam próteses dentárias, e principalmente quem usa próteses totais (dentaduras), devem fazer um exame bucal pelo menos uma vez por ano.
5) Doenças Gengivais
As doenças gengivais afetam pessoas de todas as idades e quando não há um tratamento adequado, estas podem se tornar algo muito sério, especialmente nas pessoas com mais de 40 anos.
As doenças gengivais começam como uma simples gengivite (inflamação da gengiva mais, sangramento) que pode se agravar para uma periodontite onde ocorre formação de bolhas (bolsas) purulentas, mobilidade dentária com a possível e consequente perda dentária.
Fatores que influenciam as doenças gengivais: Cuidados para manter a saúde bucal na terceira idade.
1) Má alimentação.
2) Higiene bucal inadequada.
3) Diabetes, Cardiopatias e Câncer.
4) Fatores emocionais (estresse)
5) O hábito de fumar e o consumo de bebidas alcoólicas
6) E o uso de determinados medicamentos.
ATENÇÃO > As doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, principalmente quando o diagnóstico é obtido de imediato o que logo permite um tratamento simultâneo, além disso, é preciso estar consciente que uma adequada higiene oral evita o aparecimento destes problemas gengivais. Que cuidados se devem ter na terceira idade?
Nesta fase da vida é preciso ter uma atenção especial com relação à falta de higiene tanto corporal como bucal. E no caso da falta de higiene bucal vale ressaltar que esta pode se tornar um grande fator de risco para várias doenças sistêmicas como:
Diabetes, câncer de boca, endocardite bacteriana, entre outras. A prevenção na terceira idade é algo imprescindível ao ponto de ter que serem tomadas algumas medidas até “radicais” para que estes idosos possam ter uma boa qualidade de vida, ter de volta a sua autoestima.
E para que tudo isto aconteça é importante que o idoso:
1) Procurar sempre ter uma alimentação saudável, com equilíbrio nutricional,
2) Praticar exercícios físicos
3)Ter uma higiene oral que inclua uma boa pasta, uma boa escova e o complemento do fio dental,
4) Adotar o uso de antissépticos bucais com flúor que ajudam a combater a placa bacteriana.
5) Fazer uma visita periódica ao dentista
Aviso importante: O objetivo desse post é facilitar a comunicação de informações odontológicas. Em nenhuma circunstância elas devem substituir a atenção e a orientação do profissional competente que neste caso é o Cirurgião Dentista. Em caso de dúvida não perca tempo consulte-o!
Adicione um comentário