Gengiva inflamada durante a gravidez. A gestação é um período de transformações no corpo da mulher e a saúde bucal deve ser um ponto de fundamental atenção nesse período.
Um dos mais importantes focos de cuidado deve ser a doença periodontal.
Na gravidez a mulher tem um aumento natural de hormônios que afetam todo o seu corpo, incluindo a cavidade oral. Os tecidos periodontais possuem receptores específicos para os hormônios femininos, logo o aumento da taxa hormonal pode
promover mudanças como a vasodilatação e o aumento da resposta inflamatória. Vale esclarecer que as alterações hormonais da gravidez não
causam a periodontite, apenas tornam os tecidos mais suscetíveis.Ou seja, a gravidez apenas pode agravar problemas periodontais já existentes.
Gengiva inflamada durante a gravidez, pode aumentar a placa bacteriana?
Segundo os especialistas, sim! Acontece que nesse momento o organismo da mulher passa por diversas mudanças hormonais. “Isso causa a proliferação dos vasos e do fluxo
sanguíneos, provocando edema gengival e uma maior resposta inflamatória às bactérias presentes na boca”, somado a isso, há ainda uma diminuição no pH da saliva, tornando a
região bucal mais ácida e mais suscetível a um acúmulo dessas bactérias. Todos esses fatores em conjunto, além de uma má higiene bucal, fazem com que a gestante possa desenvolver a placa bacteriana. Mas a questão central na gestação é avaliar os
problemas que ela pode trazer para mães e bebês. Por isso, a medicina periodontal estuda a relação entre a saúde bucal e a saúde integral da gestante.
“O acúmulo da placa bacteriana é responsável pelo aumento de cáries, gengivites e essas infecções podem elevar as chances de um parto prematuro”.
Inflamações bucais levam o corpo a produzir substâncias que podem causar contrações no útero, o que pode antecipar o nascimento do bebê.
Principais sintomas
A gengivite na gravidez, normalmente, não é sinal de má higiene bucal, podendo acontecer mesmo quando o nível de bactérias está normal e a grávida escova corretamente os dentes. Os principais sintomas incluem:
Gengiva inflamada durante a gravidez
Gengivas vermelhas e inchadas;
Sangramento fácil das gengivas ao mastigar ou escovar os dentes;
Dor intensa ou constante nos dentes;
Mau hálito e sensação de mau gosto na boca
A gengivite deve ser tratada o mais rápido possível, pois se continuar se desenvolvendo, pode levar ao surgimento de complicações como risco aumentado de parto prematuro ou de baixo peso, do bebê.
O que fazer em caso de gengivite
Em caso de gengivite durante a gravidez, o mais recomendado é manter os bons hábitos de higiene bucal, escovando os dentes pelo menos 2 vezes por dia e com uma escova de cerdas macias, passar fio dental e utilizar um enxaguante bucal sem álcool
após escovar os dentes. Porém, se a gengivite continuar se agravando ou a dor e o sangramento nas gengivas continuarem acontecendo, é aconselhado consultar um dentista, pois também pode ser necessário fazer uma profilaxia da placa bacteriana.
Em alguns casos pode ser que o dentista recomende o uso de um creme dental para dentes sensíveis, como o Sensodyne, por exemplo, e o uso de um fio dental extremamente fino, para diminuir a irritação e as hipóteses de sangramento da gengiva.
Gengiva inflamada durante a gravidez
Após o bebê nascer é recomendado que a mulher volte ao dentista para que este veja se a gengivite não voltou ou se não há outros problemas dentários como cáries.
Existem vários tipos de periodontite. O mais importante é saber que normalmente sua principal causa é a higiene deficiente, que gera o acúmulo de placa bacteriana. A correta escovação e a limpeza do tártaro são fundamentais para evitar a
periodontite. Cientes disso, podemos prevenir a doença, sabemos que a prevenção está alinhada ao Pré Natal Odontológico, ainda pouco valorizado e reconhecido pelas mães. O Pré Natal Odontológico é essencial para o bem-estar da mãe e do bebê,
nesta visita serão revistos todos os hábitos de higiene, explicados os cuidados com a dieta e serão estabelecidos os intervalos ideais para o retorno dessa paciente ao consultório odontológico.
Durante essas visitas de retorno deverão ser feitos o check up odontológico.
Um gesto simples, procurar um profissional da odontologia qualificado, pode evitar uma série de complicações. Mães e bebês livres dos problemas que a periodontite pode trazer.
Visite nossas redes sociais e receba informações relevantes sobre a suade bucal.
Adicione um comentário