Retração gengival: o que é, causas principais tratamentos. A retração gengival (gengiva retraída) é uma alteração comum que se caracteriza
pela diminuição da porção de gengiva que recobre o dente, expondo a sua raiz, também associado a uma perda do osso alveolar que suporta os dentes.
O deslocamento da margem da gengiva em direção ao ápice da raiz do dente deixa a região mais exposta, portanto, mais vulnerável a outros problemas, como a sensibilidade dentária, por exemplo.No início, a retração nem incomoda tanto, na
verdade, é quase imperceptível. Mas, com o passar do tempo, esse problema começa a dar seus primeiros sinais, como a dor e sensibilidade na parte que, antes, era coberta.
Este afastamento da gengiva normalmente acontece por um trauma local, causado pela escovação.
No entanto, outras causas também podem ser enumeradas. Retração gengival: o que é causas principais tratamentos.
Como a gengivite, movimentos ortodônticos, dentes apinhados, restaurações desadaptadas na região próxima à gengiva, além de trauma oclusal.
A retração da gengiva ocorre, portanto, quando há perda de tecido periodontal e a porção terminal do tecido gengival (chamado gengiva marginal) se afasta do colo do dente em direção à sua raiz.
Este problema pode ocorrer apenas em um só dente ou em vários dentes simultaneamente. Em alguns casos pode mesmo ocorrer uma retração gengival generalizada, ou seja, em todos os dentes.
A retração gengival, também conhecida como recessão gengival ou recessão da gengiva, é um processo normalmente lento, mas progressivo.
A gengiva vai se retraindo ao longo do tempo, de uma forma mais leve ou mais marcada. Esta progressão de perda óssea em volta do dente, apresenta uma grande probabilidade de se agravar quando uma retração de menor proporção é ignorada.
De facto, quando a gengiva fica retraída e não volta ao normal, torna-se importante recorrer ao Dentista com brevidade, para que o mesmo diagnostique o
problema e descubra a causa que o originou, evitando assim a sua progressão e todas as consequências nefastas que daí podem advir.
Tipos de gengiva. Retração gengival: o que é causas principais tratamentos.
Gengiva aderida, corresponde ao tecido rosa espesso que se estende desde a linha muco-gengival (transição mucosa/gengiva) até próximo à coroa dos dentes, e se encontra aderido firmemente ao periósteo (membrana que recobre o osso alveolar)
Gengiva não inserida, ou gengiva livre, ou ainda gengiva marginal, corresponde ao término da gengiva, circundando o colo dos dentes, até à sua junção
nos mesmos (formando o sulco gengival), tendo continuidade com a mesma aderida. Na presença de retração gengival ambos os tipos de gengiva (gengiva inserida e não inserida) são afetados.
Retração gengival causas. Retração gengival: o que é causas principais tratamentos.
As principais causas associadas à retração gengival são as seguintes:
Traumatismo por escovagem incorreta (utilizando escovas com cerdas muito duras, e/ou escovar com força excessiva e/ou com técnica inadequada.
A retração pode ocorrer devido ao impacto provocado pela fricção incorreta, originando o afastamento da gengiva marginal da coroa do dente).
Doença periodontal (periodontite), que por norma se inicia com a Inflamação da gengiva (gengivite), resultado de uma higiene oral deficiente. Retração gengival: o que é causas principais tratamentos.
A gengivite ocorre principalmente devido à presença de placa bacteriana e consequente formação de tártaro.
Se não tratada tende a evoluir para a periodontite, implicando a perda dos tecidos de suporte dos dentes e consequente retração gengival;
Trauma oclusal (acontece devido a forças anormalmente exercidas sobre os dentes, geralmente devido ao mau posicionamento dos mesmos)
Uso de Piercing na língua ou nos lábios, o atrito do metal na gengiva pode provocar um trauma inflamatório que pode implicar uma consequente retração gengival;
Outras condições como a má oclusão ou o bruxismo (ranger os dentes), entre outras. Em alguns casos, as causas da retração gengival podem não ser fáceis de identificar.
São conhecidos relatos de ocorrências de retração gengival, incluindo em crianças, sem qualquer causa aparente, e em bocas perfeitamente saudáveis.
Ainda que tenhamos uma boca saudável e bons hábitos de higiene bucal, podemos mesmo assim, sofrer de retração gengival.
Retração gengival — diagnóstico/Retração gengival: o que é causas principais tratamentos.
O fator mais relevante para o diagnóstico da retração gengival está relacionado com a maior exposição do colo do dente, ou nos casos mais adiantados, com a exposição ou visualização da raiz do mesmo.
Ou seja, apenas com a observação direta sem se recorrer a mais exames, poderá ser possível diagnosticar esta alteração. Ainda assim, poderá ser algo vago ou limitativo
para o dentista diagnosticar a patologia, baseando-se apenas na observação do caso. É necessário que o especialista conheça quais os hábitos e anamnese ou histórico do paciente.
Quanto mais for precocemente efetuado o diagnóstico, melhores serão os resultados obtidos no tratamento.
Retração gengival: tratamento
Para tratar a retração gengival, o dentista especializado em periodontia fará uma limpeza profissional, ajuste oclusal, removendo o excesso de
materiais restauradores até corrigir o dente. Essa correção é realizada com o uso de aparelho ortodôntico. Em casos mais sérios, uma cirurgia gengival pode ser indicada.
Retração gengival como prevenir? Retração gengival: o que é causas principais tratamentos.
A prevenção da doença é a junção de um conjunto de medidas, de modo a evitar a retração gengival.
Estas medidas passam, sobretudo, pela adoção de hábitos de higiene oral adequados. Podemos enumerar as seguintes formas de prevenção da retração gengival:
Utilizar gel e/ou antisséptico oral, para controlo das bactérias;
Efetuar limpezas (destartarizações) e visitas regulares ao consultório odontológico.
Evitar ingerir alimentos e bebidas açucaradas, especialmente se não tiver a oportunidade de escovar os dentes a seguir;
Monitorizar o tempo e técnica de escovação dos dentes das crianças pequenas. Elas devem ser incentivadas a realizá-la sozinhas, mas muitas vezes precisam de ajuda no início para adquirir bons hábitos;
Evitar hábitos tabágicos (cigarros), e um hábito bastante prejudicial para a gengiva, porque afeta a mucosa que reveste a gengiva, provocando a sua retração;
Evitar o uso de “piercings” orais;
Efetuar visitas regulares ao dentista sempre que verificar alterações na aparência das gengivas.
Abandonar maus hábitos como o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são importantes na prevenção da retração. Tanto o tabaco como o álcool agridem
o tecido gengival, facilitando a inflamação causada pelo maior acúmulo de placa bacteriana na linha da gengiva.
Que tal praticar todas essas dicas e manter seu sorriso bonito e saudável por mais tempo? Para dúvidas, e tratamentos fale conosco na INTERFACE ODONTOLOGIA
Adicione um comentário