Dr. Jonatas Evangelista CRO: DF 3190i.e 2528 cirurgião dentista especialista em implantodontia, periodontia e em D.T.M. Disfunção temporomandibular.

O que quer dizer ATM/DTM?

A sigla ATM significa Articulação Temporomandibular, que liga o maxilar à mandíbula. Essa articulação é responsável por todos os movimentos da mandíbula. O termo DTM, ou seja disfunção

Temporomandibular (DTM), é o nome que damos a qualquer disfunção desse sistema. Disfunção Tempomandibular (DTM) é uma disfunção na ATM (articulação Temporomandibular). É atualmente a condição de dor orofacial mais prevalente entre os pacientes que buscam tratamento. As dores podem afetar a face, a cabeça, o pescoço, os dentes e os ouvidos.

Podem também causar algum tipo de travamento da boca, ruído e/ou estalo na articulação, zumbido nos ouvidos, dificuldade de bocejar, abrir a boca, mastigar e falar. Dentre os diversos fatores causadores estão hábitos considerados inadequados como apertar os dentes, mesmo que de leve. Quanto antes fizermos o correto diagnóstico, melhores são as chances para se controlar e tratar a DTM e assim devolver ao paciente, qualidade de vida reintegração ao convívio social, que muitas vezes é perdida quando se tem dores limitantes. Infelizmente, ainda nos dias de hoje, os pacientes chegam tarde a um especialista que é o profissional mais apto a diagnosticar e conduzir adequadamente esses tratamentos.

 

Os sintomas e sinais mais comuns da ATM / DTM são:

Quais as possíveis causas da disfunção Temporomandibular?

As causas das disfunções da ATM podem ser identificadas por meio de questionário específico, exames clínicos, exames de imagem e testes e exames clínicos complementares como moldagem e montagem em articulador, etc.

A principal causa geralmente é uma alteração postural da mandíbula em repouso. Este tipo de alteração pode ocorrer devido a problemas de desenvolvimento das arcadas, desgastes ou perda dentárias, traumas, problemas ortodônticos, etc.

Esta alteração postural pode levar a inúmeros sintomas como descrevemos acima. Além disso, uma das possíveis consequências da DTM é o bruxismo, que é quando o paciente cerra ou range os dentes com muita força, enquanto dorme. 

Dependendo de quanta força for empregada, o paciente pode ter dores na região, e seus dentes tendem a diminuir de tamanho lentamente.

As causas da DTM e disfunção orofacial podem ser:

  • Desequilíbrio na posição mandibular;
  • Problemas e desordens articulares;
  • Stress;
  • Má posição de repouso mandibular;
  • Hiperatividade muscular;
  • Mau alinhamento dos dentes;
  • Traumatismos;
  • Excessiva abertura da boca;
  • Postura vertebral incorreta;
  • Próteses inadequadas, que prejudicam o encaixe dos dentes e da mandíbula;
  • Desordens musculares;
  • Fatores Hereditários.

Quais os tratamentos para as disfunções de ATM / DTM?

A chave está em um diagnóstico preciso, obtido pela história relatada pelo paciente. O cirurgião dentista, especialista na área, estará apto a diagnosticar e tratar a disfunção.

O objetivo do tratamento da DTM é controlar a dor, recuperar a função do aparelho mastigatório, reeducar o paciente e amenizar cargas adversas que perpetuam o problema.

A etiologia indefinida, o caráter autolimitante e a altíssima eficácia recomenda a utilização inicial de terapias não-invasivas e reversíveis para os pacientes que sofrem de DTM.

Educação do paciente, automanejo, intervenção comportamental, utilização de fármacos, placas interoclusais, terapias físicas, treinamento postural e exercícios compõem a lista de opções aplicáveis a quase todos os casos de Disfunção Temporomandibular.

Quem é o profissional que trata a ATM (DTM)?

Um cirurgião-dentista, devidamente habilitados em ATM/ DTM, é o profissional indicado para uma avaliação dos problemas de ATM, assim como o responsável em identificar e conduzir o tratamento adequado para cada caso.

As informações disponíveis aqui possuem apenas caráter educativo.

Pare de Sofrer com Dores Orofaciais!

Aqui você tera condições imperdíveis. Não perca mais tempo sofrendo com dores, nós podemos te ajudar.