Aftas: o que são? Quais as causas e cuidados para prevenir? Curar rapidamente essas lesões na boca ou na língua é o desejo de muitas pessoas. Saiba como evitar a afta e suas complicações.
Com certeza, você já teve ou conhece alguém que reclamou do surgimento de uma afta em algum ponto diferente da boca. Essa doença oral é uma das mais comuns, por isso, surgem mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil. Entenda melhor sobre esse problema bucal:
O que é afta?
A afta é uma ferida ou pequena úlcera não muito profunda que pode surgir em diversos pontos da boca. Geralmente, essa doença oral acomete a região das bochechas, das margens dos lábios ou da língua.
O que pode causar a afta com maior frequência? Aftas: o que são?
Existem diversas causas para as aftas bucais, como o resultado de um sistema imunológico enfraquecido ou um sinal físico de um período em que estamos mais ansiosos ou estressados.
Confira alguns possíveis causadores:
Ingestão de alimentos mais condimentados;
Consumo de frutas cítricas e ácidas;
Mudanças hormonais nos ciclos da mulher;
Refluxos estomacais;
Traumas causados pelo descuido durante a escovação.
Uso de alguns medicamentos;
Contato com substâncias que queimam;
Vírus ou bactérias;
Carência de vitaminas e minerais (ferro, ácido fólico, B12, zinco);
Doenças que atacam diretamente o sistema imunológico;
Por fim, má higiene bucal.
Entre vários outros.
Quais os sintomas da afta?
É comum surgir ardor ou um tipo de queimação na região afetada. Quando as aftas aparecem em grande número, pode ser difícil engolir alimentos ou líquidos, especialmente os mais ácidos.
Esses sintomas podem aparecer alguns dias antes da afta surgir e ficar visível. Quando elas aparecem em grande número, a ingestão de alimentos ou líquidos, principalmente ácidos, pode se tornar mais difícil.
Além dos sintomas citados, também é comum surgir ardor ou um tipo de queimação na região afetada pelas aftas. Eventualmente, podem aparecer gânglios no pescoço, uma espécie de ínguas, capazes de causar cansaço e febre.
Como prevenir as aftas ?
Dá para prevenir a afta? Nem sempre, mas em alguns casos é possível, sim. A melhor forma de prevenção é evitar o estresse, ansiedade, além de estar em dia com a saúde bucal e com o organismo.
Evitar forçar a escovação, não colocar objetos na boca e manter uma alimentação balanceada.
Ademais, foco na importância de manter a higiene bucal adequada, ter uma alimentação menos ácida com sucos naturais não cítricos e perguntar ao dentista sobre a necessidade de uso de pomadas, cremes ou analgésicos.
Também podemos indicar algumas medidas que ajudam a prevenir a afta:
Visite regularmente o seu dentista;
Além disso, faça uma higiene bucal adequada;
Mantenha a escovação em dia;
Escove de maneira suave para evitar ferimentos;
Ademais, peça ao dentista para ajustar bem as dentaduras, aparelhos fixos ou móveis, além de próteses dentárias que possam ferir a mucosa da boca;
Descanse quando se sentir cansado;
Escolha cremes dentais que não contenham substâncias irritantes;
Evite alimentos condimentados, quentes e ácidos acentuam a dor;
Por fim, consuma alimentos com pouco sal e temperatura morna.
Quanto tempo demora para a cicatrização completa das aftas? Aftas: o que são?
Essa é a pergunta que muitos se fazem ao sentir o incômodo causado pela inflamação na mucosa interna da boca. A boa notícia é que elas não demoram muito tempo para sarar.
Mas, para que isso aconteça de forma fisiológica e sem risco de causar novas úlceras é preciso controlar-se para não mexer na ferida, fazer uma boa higiene bucal, escovar os dentes cuidadosamente e evitar alguns alimentos.
O tempo de cicatrização dependerá do tipo de afta. Aftas: o que são?
As aftas menores, de 3 a 10mm, cicatrizam entre 7 e 14 dias. As aftas maiores, entre 10 e 20mm, duram semanas, o processo evolutivo da afta precisa ser concluído para ela cicatrizar, sendo assim, elas não vão desaparecer de uma hora para outra.
O mais indicado após o surgimento das aftas é balancear a alimentação: evitar alimentos que irritam a lesão, como alimentos quentes, ácidos ou apimentados, recomenda.
Além disso, a higiene bucal adequada também se torna uma aliada na cicatrização e na prevenção de aftas futuras. Portanto, comece usando o fio dental,
para retirar resquícios de alimentos que a escovação não alcança, depois escove os dentes com creme dental corretamente e, por fim, você pode usar o enxaguante bucal sem álcool para não arder ao tocar a ferida.
Pomada analgésica pode proporcionar alívio temporário à afta. De acordo com os especialistas dentistas, normalmente não é necessário fazer um tratamento para cicatrizar as aftas, pois elas desaparecem sozinhas quando concluem o processo cicatrizador.
Mas agora que você sabe que é comum a presença de afta na boca, procure pelo acompanhamento de um dentista na INTERFACE ODONTOLOGIA, caso esteja com uma, para que ela não cause outros problemas que possam piorar a sua qualidade de vida.
Adicione um comentário