Quando devo trocar a escova de dentes? Descubra a importância

Quando devo trocar a escova de dentes? Descubra a importância de trocá-la a cada 3 meses. Você sabia que uma escova de dente normalmente abriga mais de 10 milhões de bactérias, que estão presentes tanto na boca, quanto nos ambientes, e que a maioria dos brasileiros troca a escova de dentes somente após 16 meses de uso?

Esse hábito é extremamente  prejudicial à saúde bucal, não somente pelo acúmulo de bactérias, mas pela perda de eficiência durante a limpeza.

Por isso a recomendação é que a escova de dente seja trocada a cada três ou quatro meses, mesmo que as cerdas encontrem-se aparentemente boas, o tempo de troca não deve ser menosprezado.

Entenda por que é importante trocar a escova de dente regularmente. Quando devo trocar a escova de dentes?

Quando devo trocar a escova de dentes?

Manter a escova de dentes em boas condições e substituí-la frequentemente são dois fatores fundamentais para a nossa Saúde Oral. Existem dois grandes motivos para trocar a escova de dentes ao fim de um mínimo de três meses: perde eficácia — com as lavagens, os cedros da escova de dentes vão começando a dobrar-se e a partir-se.

À medida que isto vai acontecendo, a escovação vai-se tornando cada vez menos eficaz: a placa bacteriana não é totalmente retirada a cada lavagem e vai-se acumulando sobre os nossos dentes e gengivas, dando origem a problemas como o tártaro e o aparecimento de lesões de cárie.

Acumula bactérias — mesmo que seja mantida em condições ótimas, com o contato com a nossa boca e com a umidade, algumas bactérias podem proliferar nos cedros da nossa escova de dentes. Quando devo trocar a escova de dentes?

Para evitar o desenvolvimento de doenças das gengivas, e de muitos outros problemas de Saúde Oral, é fundamental substituir a escova com a frequência recomendada pelos dentistas.

Quando devo trocar a escova de dentes?

Como podemos manter a escova em boas condições? Cuidados com a escova de dentes.

Existem alguns cuidados que podemos ter para que a escova de dentes se mantenha limpa e eficaz ao longo da sua utilização:

1 — Semanalmente podemos higienizar a escova colocando-a durante 30 minutos num copo de água com uma colher de bicarbonato e duas de vinagre. Assim, eliminar todos os resíduos e odores acumulados.

2 — Quando estivermos constipados/gripados, devemos colocar a escova num antisséptico oral durante 10 minutos após a utilização. Não esquecendo de a substituir quando nos sentirmos melhor.

3 — Devemos colocar uma tampa na escova de dentes depois de ela estar devidamente seca, para evitar que alguns resíduos em suspensão se acumulem nas cerdas.

troque sua escova a cada 3 meses

Fique atento, pois a demora na troca da escova pode gerar uma série de problemas que vão além da boca.  Quanto tempo pode usar a mesma escova de dente?

usar a mesma escova de dentes

O acúmulo de placa bacteriana pode causar gengivite que, de forma sistemática, pode ocasionar a circulação de bactérias na corrente sanguínea, atingindo órgãos como coração e pulmão.

Até quando você tem um resfriado, a troca da escova é importante para não haver um novo foco de infecção.

Escolher uma escova bonita e colorida nem sempre quer dizer que é o modelo ideal para você. Há algo que você deve levar em conta primeiro: as cerdas. Que devem ser macias ou  extra-macias.

usar a mesma escova de dentes

E existem diferentes tipos que, de fato, às vezes, até nos confundem na hora de comprar. Qual é a melhor, afinal? A INTERFACE ODONTOLOGIA tem um artigo explicando qual a melhor escolha na hora de comprar sua escova de dentes.

Tags: No tags