Dentes fracos e quebradiços (2)

Dentes fracos e quebradiços, entenda as principais causas.

Dentes fracos e quebradiços

Você já foi surpreendido por um de seus dentes quebrados enquanto mordia algo macio ou sem causa aparente? Algum mau hábito ou problema de saúde bucal pode estar prejudicando sua arcada dentária e enfraquecendo seus dentes.

Ter os dentes fracos é muito prejudicial para a saúde em vários aspectos.

De início já atrapalha a mastigação, causando consequências diretas na nutrição do corpo na totalidade, além de afetar a autoestima e o bem-estar. Por esta razão, é importante saber quais são os principais motivos de enfraquecimento dos dentes e como evitá-los. Confira.

O que deixa os dentes fracos?

Vários fatores distintos podem deixar os dentes fracos. Entre eles, a falta de higiene, algumas doenças bucais e até mesmo maus hábitos alimentares.  Conhecer os motivos e saber como evitar as principais causas é importante para manter seus dentes fortes e saudáveis por muito tempo.

Dentes fracos e quebradiços

Entenda, a seguir, como cada um deles afeta a dentição. Dentes fracos e quebradiços.

Falta de higiene.

Uma boa higiene bucal é composta pela escovação diária após as refeições e pelo uso do fio dental. A falta dessa rotina pode facilitar a proliferação de microrganismos que causam doenças bucais e deterioram os dentes, como as cáries.

As cáries são provocadas principalmente pela bactéria Streptococcus mutans, que se alimenta dos restos de açúcar que ficam na boca após a alimentação.

Esses microrganismos formam placas bacterianas (biofilme) bastante ácidas, que desmineralizam  a estrutura dentária.  Até mesmo o tratamento para essa condição pode enfraquecer o dente.

A restauração  preenche as cavidades causadas pelas bactérias, mas não é natural, o que, consequentemente, deixa os dentes  mais frágeis.

Doenças periodontais/Dentes fracos e quebradiços.

Assim como as lesões de cárie, decorrentes, principalmente, da má higiene, existem outras doenças que também podem afetar a boca e deixar os dentes fracos. Entre elas, as principais são a periodontite e o bruxismo.

A periodontite é uma doença inflamatória e infecciosa que começa como uma gengivite. Porém, sem o tratamento correto, ela avança e acaba afetando a estrutura interna que sustenta os  dentes, deixando-os amolecidos.

O bruxismo, por sua vez, consiste no hábito de ranger ou apertar os dentes, sendo causado, dentre outros motivos, pelo estresse e a ansiedade.

Como os músculos mastigatórios são um dos mais fortes do corpo humano, com o tempo, esse impacto gera desgaste e fissuras nos dentes, deixando-os mais fracos.

Normalmente, o tratamento consiste no uso de uma placa rígida para evitar que os dentes fiquem se desgastando, além de outros métodos para controle da causa do problema.

Má alimentação, falta de nutrientes.

Uma alimentação ruim pode afetar a saúde dos dentes em dois sentidos: ausência dos  nutrientes necessários para uma boa saúde bucal ou a ingestão de alimentos que são prejudiciais à sua estrutura.

Os dentes são constituídos, principalmente, pelo cálcio, sendo um importante nutriente para a formação e o fortalecimento dos ossos como um todo.

Esse elemento é encontrado em alimentos como o leite e seus derivados, além de peixes e grãos. Mas, ingerir só o cálcio pode não resolver o problema.

vitamina D é um facilitador da absorção desse nutriente pelo organismo. Ou seja, para garantir a saúde dos dentes, esses componentes devem ser consumidos em quantidades adequadas.

Vitamina C é encontrada principalmente em frutas e verduras e, além de colaborar com a   absorção do cálcio, ajuda no sistema imunológico.

Por outro lado, a fim de evitar os dentes fracos, é necessário diminuir o consumo de alguns alimentos que desgastam e prejudicam o esmalte dentário — o que, a longo prazo, os fragiliza —, como refrigerantes, doces ou comidas muito ácidas.

Como você poderá fortalecer os dentes.

A primeira coisa que você deve fazer para fortalecer os dentes é se prevenir para que eles não se fragilizam com o tempo. Então, é fundamental manter uma rotina de higiene, fazer visitas periódicas ao dentista e regular a alimentação.

Entretanto, quando os dentes já estão fracos, a situação é um pouco mais delicada, pois é necessário tomar ações para reverter o caso. Dessa forma, é preciso, primeiro, investigar a causa do problema.

O dentista analisará cada caso específico com muita cautela a fim de dar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.

4  Dicas para ter dentes fortes e saudáveis/Dentes fracos e quebradiços

A preocupação com a saúde não pode se resumir apenas ao peso, índices, números e estatísticas. Os dentes e a boca podem mostrar sinais de que algo não vai bem, se você souber observá-los, como, por exemplo, sangramentos podem ser sinal falta de

vitaminas, mau hálito pode indicar problemas gastrointestinais, entre outros. Cuidar dos dentes, portanto, também é cuidar da saúde do corpo e realizar uma manutenção que torna os dentes mais fortes, resistentes e duradouros.

1 – Alimentação

• Vitamina C

A vitamina C é responsável pela manutenção do sistema imunológico, por prevenir o sangramento das gengivas e a diminuição da massa óssea, o que pode levar à perda dos dentes.

Está muito presente nas frutas como a laranja, kiwi, limão, abacaxi e acerola, e vegetais como brócolis e espinafre.  Mas cuidado com os alimentos muito ácidos, como a laranja e o abacaxi, pois podem desmineralizar o esmalte do dente, deixando-o poroso.

• Vitamina D

A vitamina D tem como principal papel o aumento da absorção dos minerais de cálcio e fósforo pelo intestino, principais elementos na formação dos dentes. Também contribui para a fixação do cálcio nas bases ósseas e nos dentes.

É encontrada principalmente no atum, sardinha, ovo e carne bovina. Pode ser adquirido em maiores quantidades pela exposição ao sol por pelo menos 15 a 20 minutos por dia, desde que em horários saudáveis (até às 10 horas da manhã e após as 16 horas).

• Vitamina K

A vitamina K é responsável pela coagulação sanguínea e pela síntese de proteínas do plasma do sangue, rins e tecidos. Como os dentes também são tecidos, têm papel importante no fortalecimento deles. A vitamina K pode ser encontrada no fígado, nos laticínios, em frutas (em maiores quantidades nas cascas), nos óleos e gorduras.

• Fibras

Alimentos ricos em fibras contribuem para a saúde gastrointestinal e sua mastigação pode promover a limpeza dos dentes devido ao atrito em contato com eles, evitando a formação de placa bacteriana. Além disso, frutas fibrosas como maçã e pera podem substituir doces açucarados, responsáveis pelas cáries.

• Água

Além de ser essencial para o organismo, ingerir água constantemente ajuda na manutenção e limpeza dos dentes, pois remove o excesso de açúcar e resíduos de comida, além de, em muitas cidades grandes, ser fluoretada, portanto contribuindo para aumentar a força e resistência do esmalte dos dentes.

• Cálcio

O cálcio é fonte primária da formação dos dentes, portanto essencial em níveis adequados para garantir nutrientes e saúde a eles. Pode ser encontrado em alimentos laticínios como o leite e queijos ou em folhas verdes escuras, como a couve. Por fim, evite alimentos muito doces ou muito ácidos: eles atacam os dentes ou podem causar o aumento das atividades das bactérias, podendo causar cáries ou desgaste do esmalte do dente.

2 – Evite fumar

O hábito de fumar, mesmo que poucas vezes ao dia ou socialmente, pode causar desgaste no esmalte dos dentes, ressecamento da boca, queimaduras e manchas nas bochechas e gengivas, aumentar o tártaro e gerar mau hálito, além de estar relacionado com a gengivite e o câncer da boca. Abandone esse hábito completamente e comece a notar resultados rapidamente.

3 – Protetores bucais

Se você pratica esportes, principalmente os de contato, não esqueça de utilizar protetores bucais para proteger os dentes dos impactos e do ranger ou pressão causada por apertar o maxilar em momentos de tensão. Isso pode ajudar a evitar o desgaste dos dentes e protegê-los de danos.

4 – Mascar chicletes sem açúcar/Dentes fracos e quebradiços

O açúcar, como dito anteriormente, pode ser responsável por cáries. Entretanto, a mastigação de chicletes sem açúcar ajuda na produção de saliva, responsável por proteger os dentes de desgastes e sujeiras, e na limpeza dos mesmos, por poder retirar resíduos em lugares difíceis.

Reforçamos aqui a necessidade de visitar o seu dentista periodicamente para investigar sinais que nem sempre são visíveis, já que muitos podem evoluir para quadros que impactam a saúde e o bem-estar.

Dentes fracos e quebradiços

Já está em busca de atendimento especializado? Entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta!