bruxismo-2

Bruxismo como saber se sofro desse mal

 Bruxismo, como saber se sofro. Ele é descrito como uma atividade motora parafuncional, independentemente de ocorrer durante o sono ou na vigília. 

 

O evento em que ele ocorre durante a vigília, ou durante o dia, é considerado  bruxismo primário do sono, são diagnósticos clínicos diferentes,

pois, têm diferentes causas, ocorrem durante distintos estados de consciência (sono e vigília) e têm diferentes etiologias, que requerem  variados tratamentos  paliativos. 

Definição de bruxismo do sono 

 Conceitualmente definido como um distúrbio do movimento, por ser uma atividade involuntária e indesejável que ocorre durante o sono. Em termos operacionais, o bruxismo do sono é caracterizado pela atividade dos músculos mastigatórios

durante o sono, resultando em contato dentário, sintomas secundários locais e sintomas sistêmicos. Conforme a Classificação Internacional de Distúrbios do Sono, é um movimento relacionado ao estado de sono, e é definido como movimentos

estereotipados e periódicos caracterizados pelo ranger de dentes ou aperto de mandíbula, causado pela contração rítmica dos músculos mastigatórios durante o sono, causando, assim, sintomas locais e sistêmicos. 

Ele é classificado em dois tipos:

Primário ou idiopático e secundário, que está associado a outras doenças médicas, medicamentos controlados, transtornos mentais e distúrbios do sono.

O  leve pode não requerer tratamento. No entanto, em algumas pessoas, ele  pode ser frequente e grave o suficiente para causar distúrbios da mandíbula, dores de cabeça, dentes danificados e outros problemas.

Como você pode te-lo e não saber disso, até que surjam complicações, é importante conhecer os sinais e sintomas do mesmo e procurar atendimento odontológico regular.

É um distúrbio neuromuscular que não tem cura, mas tem como amenizar o transtorno em uma porcentagem bem alta.

 

 A forma mais simples para entender, é encará-lo como uma atividade involuntária e indesejada de apertar e ranger os dentes. Na maioria das vezes, essa hiperatividade dos músculos da mastigação, apenas desgasta os dentes, sem danos estéticos severos.

Mas nem todos têm essa sorte. Para alguns, as crises de bruxismo são acompanhadas de dores, limitação à abertura da boca, desgastes dentários intensos e fraturas. Mas o problema maior é que o distúrbio, que é neuromuscular, não tem cura.

 O que dá para fazer com relação ao bruxismo é aliviar os sintomas durante as crises e impedir que danos aos dentes e lesões aos músculos sejam constantes e cada vez mais graves.

E um dos procedimentos essenciais é a utilização do aparelho, um dispositivo preso aos dentes com a função de protegê-los e aliviar os sintomas.

Mas antes de começar a usá-los é preciso entender as categorias de aparelhos (placas), já que indicações incorretas – cada vez mais comuns – podem, ao invés de melhorar as dores e desgastes dentários, a gravá-los. Por esse motivo é tão importante consultar o especialista dentista para saber qual é o indicado para você.

 

Sintomas que devem ser considerados um alerta para procurar ajuda profissional. Os vários sinais e sintomas podem incluir:

 

  • Ranger ou cerrar os dentes, o que pode ser alto o suficiente para acordar seu parceiro de sono.
  • Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos
  • Esmalte dentário gasto, expondo camadas mais profundas do dente
  • Aumento da sensibilidade ou dor de dente
  • Músculos da mandíbula cansados ​​e tensos ou mandíbula travada que não abre ou fecha completamente
  • Dor ou dor na mandíbula, pescoço ou rosto
  • Dor que parece uma dor de ouvido, embora, na verdade, não seja um problema de ouvido
  • Dor de cabeça maçante começando nas têmporas
  • Danos por mastigar a parte interna da bochecha
  • Perturbação do sono
  • Entre outros.

Possíveis Causas 

Os médicos não entendem completamente o que 0 causa, mas pode ser devido a uma combinação de fatores físicos, psicológicos e genéticos.

O bruxismo acordado pode ser devido a emoções como ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão. Ou pode ser uma estratégia de enfrentamento, ou um hábito durante uma concentração profunda.

Já o  do sono pode ser uma atividade de mastigação relacionada ao sono associada a despertares durante o sono.

Alguns fatores aumentam o risco.

Veja quais:

Estresse: O aumento da ansiedade ou do estresse, bem como sensações de raiva e frustração, podem levar ao ranger dos dentes.

Tipo de personalidade: ter uma personalidade agressiva, competitiva ou hiperativa pode aumentar esse risco.

Substâncias estimulantes: A nicotina do cigarro, álcool, cafeína e drogas também podem aumentar o risco de bruxismo.

Se você tem bruxismo, outros membros de sua família tem grande chance de ter também.

Ele pode estar associado a alguns distúrbios de saúde mental, como doença de Parkinson, demência, distúrbio do refluxo gastroesofágico (DRGE), epilepsia, terror noturno, distúrbios relacionados ao sono, como apneia do sono e distúrbio de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH).

Possíveis complicações.

  • Geralmente, o bruxismo não causa complicações graves. 
  • Mas o severo pode levar a: Danos nos dentes, restaurações, coroas ou mandíbula
  • Dores de cabeça do tipo tensional
  • Dor severa no rosto ou mandíbula
  • Desordens que ocorrem nas articulações temporomandibulares (ATMs), localizadas bem na frente de suas orelhas, que podem soar como um clique quando você abre e fecha a boca.

Avaliação do bruxismo

Não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo definitivo. Medicamentos ansiolíticos são úteis para o controle dos quadros de estresse e 

ansiedade que podem estar associados, mas não são a causa do distúrbio que, aliás, não está suficientemente esclarecida. Os recursos mais indicados para o tratamento, 

Porém, são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. 

Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.

Se você tiver quaisquer sinais  de que tem bruxismo,  procure seu dentista e ele fará uma avaliação das alterações em seus dentes e boca, para determinar se você precisa 

de um acompanhamento mais especializado.  Este artigo pretende apenas esclarecer algumas dúvidas sobre o bruxismo, quem poderá te dar um diagnóstico correto e o especialista. Ligue  hoje mesmo e agende uma consulta

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *