Qual a importância da manutenção do implante dentário? A manutenção de implantes dentários é fundamental para garantir a mastigação, longa vida e sucesso com o tratamento. Para tanto, é necessário que se realize uma programação para manutenção do mesmo.
Para que o programa de manutenção do implante dentário funcione, é de suma importância, o comprometimento do paciente em visitar regularmente o consultório odontológico.
Como é feita a manutenção do implante dentário?
Com visitas periódicas ao dentista, além de uma profilaxia profissional, serão avaliadas as condições dos implantes e dos tecidos de suporte, removendo qualquer foco bacteriano e possíveis doenças que coloquem em risco o tratamento.
No programa de manutenção também serão esclarecidas dúvidas em relação à higienização oral diária realizada pelos pacientes.
Como os implantes dentários funcionam?
Muitas pessoas não imaginam que um dia podem precisar de implantes. Os dentes podem ser perdidos por várias razões, tais como: doença periodontal, lesões, acidentes, cáries ou até mesmo infecções.
O implante dentário é a maneira mais eficiente e natural para substituir um dente perdido, pois é fixado diretamente no osso e quando bem cuidado se torna uma parte permanente da estrutura da boca do paciente.
Sua manutenção é fundamental para eles durarem. Um implante dentário saudável é feito de várias partes para permitir que ele funcione exatamente como um dente natural.
O implante dentário é composto por três partes:
Um pino, que é inserido no osso cirurgicamente, que é o implante propriamente dito, que pode ser fabricado em titânio ou cerâmica. Ele substitui a raiz de um dente natural.
Um pilar, que tem por função, conectar o dente ao implante. A coroa dentária protética (o dente), que imita a forma e aparência de um dente natural e pode ser fabricada em resina, zircônia e porcelana.
Como é realizada a manutenção de um implante dentário?
Após a instalação do implante no osso, é rosqueada uma tampa chamada cicatrizador, para ajudar a proteger a área durante a fase de cicatrização.
Passado esse período de cicatrização óssea e gengival, a tampa do cicatrizador é substituída pelo pilar de conexão e sobre o pilar é colocada a coroa dentária. Nesse momento, em geral, é posicionado um dente provisório sobre o implante.
Existem casos em que o pilar padronizado não é indicado, e neste caso, pode ser feito um pilar personalizado em zircônia que atenda às necessidades anatômicas de cada paciente.
Como manter os implantes dentários saudáveis e duradouros?
Um implante dentário pode durar por décadas sem apresentar nenhum problema. Ao final de cada procedimento, o dentista fará recomendações e passará os cuidados que precisam ser realizados.
Os cuidados diários não são muito diferentes dos que as pessoas já têm com os dentes naturais.
Os cuidados diários e visitas regulares ao dentista fazem parte do plano de manutenção para ter implante dentário saudável por muito tempo.
Quando os implantes são colocados, são submetidos ao processo de mastigação diária e por isso precisam de manutenção constante. O pino do implante dentário raramente precisa de manutenção específica.
Geralmente, a manutenção do implante dental é feita na coroa dentária, pois ela pode precisar de um reparo, cimentação ou colagem do dente.
Como é feita a manutenção do implante dentário pelo paciente? Qual a importância da manutenção do implante dentário?
A higienização oral no paciente com implantes dentários não é uma tarefa muito difícil e pode ser realizada praticamente da mesma forma que uma pessoa com dentes naturais costuma fazer.
Realize uma boa escovação/Qual a importância da manutenção do implante dentário?
Tire um tempo para se dedicar à escovação. Escove a coroa da mesma forma como escova os dentes naturais. Escove sempre após as refeições e use fio dental apropriado.
A escova e o fio dental podem ter diferentes formatos dependendo do modelo do implante e da prótese. Utilize o fio dental se o tipo de coroa permitir, tendo cuidado para não deixar nenhum pedaço do fio preso na coroa ou na linha da gengiva.
Utilize escova de dentes com cerdas macias ou extra macias, sem fazer muita força para não causar retração na gengiva.
O dentista geralmente indica o modelo ideal logo após a finalização da cirurgia.
Dessa forma, você evitará a formação de placa bacteriana, cáries nos dentes remanescentes, gengivites, periodontites e periimplantite (inflamação e perda óssea em volta do implante).
Outro dispositivo que irá lhe ajudar na higienização diária é a escova interdental para limpeza da região do pilar, como, por exemplo, em próteses do tipo protocolo, sempre com movimentos suaves e cuidadosos.
Evite mastigar alimentos e objetos muito duros. Qual a importância da manutenção do implante dentário?
Além de tomar cuidado em mastigar alimentos e objetos muito duros para evitar fraturas nos dentes, também é essencial que se tome cuidado com os implantes dentários.
O irrigador dental é um equipamento poderoso para manutenção do implante. Pode ser utilizado por qualquer pessoa que deseja uma excelente higienização bucal, porém ele é indispensável para pacientes que realizaram implantes.
Como é feita a manutenção dos implantes pelo dentista? Qual a importância da manutenção do implante dentário?
Para o paciente de implantes orais, as visitas ao dentista devem ser regulares também. É solicitado aos pacientes que retornem entre 6 meses e 1 ano, para que possam ser examinados os seus implantes e os demais dentes da boca.
Nos casos em que é feito o implante de todos os dentes (geralmente de carga imediata), o procedimento é remover a prótese dentária protocolo, e higienizar todos os implantes, bem como a prótese dentária, restabelecendo o seu aspecto limpo e normal.
Nos casos de implante de um único dente, não é realizada a remoção da prótese dentária durante a consulta de manutenção, porque o implante individual é considerado um dente normal da boca.
É necessário trocar alguma peça durante a manutenção dos implantes?
Pode ser necessário nos seguintes casos. Se o paciente não tiver os cuidados com a higiene oral e ocorrer a corrosão de algum dos materiais. Se houver retorno da doença periodontal e consumir o osso e/ou a gengiva que sustenta o implante.
Caso isso aconteça, o implante pode ficar móvel ou até solto. Nestas situações pode ser necessário realizar um enxerto ósseo para reconstrução da estrutura e implantação do pino;
Se o paciente mastigar algum alimento ou objeto muito duro e ocorrer a fratura ou quebra da prótese.Vale ressaltar que a qualidade dos materiais utilizados, o profissionalismo e qualificação do implantodontista e o comprometimento do paciente
Com a manutenção, são os principais pontos para o sucesso e duração dos implantes dentários e das próteses. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco, agende uma consulta na INTERFACE ODONTOLOGIA.
Adicione um comentário