Ausência de dentes e suas consequências (3)

Ausência de dentes e suas consequências a curto e longo prazo.

Ausência de dentes e suas consequências a curto e longo prazo.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a perda de dentes não acarreta somente problemas estéticos. Embora saibamos que os dentes são os principais componentes de um sorriso

 

bonito, a falta de um ou mais deles pode trazer também consequências funcionais importantes, pois cada um dos nossos dentes desempenha uma função específica na da boca.

Ausência de dentes e suas consequências a curto e longo prazo

Quais os problemas que a falta de um dente pode trazer? Ausência de dentes e suas consequências.

Entre os problemas mais comuns relacionados à perda de um ou mais dentes estão: a dificuldade em mastigar corretamente os alimentos, causando problemas digestivos a médio e longo prazos. 

 

O deslocamento dos dentes vizinhos, pois sem os dentes adjacentes, os dentes que ficam próximos podem migrar para o espaço onde há falta, e possa haver alterações em toda a arcada dentária. 

 

Mesmo a perda de dentes posteriores podem acarretar mudanças ou aberturas de espaços entre os dentes anteriores (dentes da frente).

Outro problema importante a ressaltar é a perda óssea: Ausência de dentes e suas consequências

Ausência de dentes e suas consequências a curto e longo prazo.

Na falta de dentes, a estrutura óssea fica sem suporte, diminuindo com o passar do tempo. E, quanto mais o tempo passa, podem ser necessários enxertos ósseos ou gengivais para a instalação de um implante, caso o paciente queira recolocar o dente perdido.

 

A nossa mordida é parecida com uma engrenagem de relógio. Quando um pino entorta ou quebra, o relógio funciona de maneira incorreta. Em nossa boca é a mesma coisa.

 

Na mastigação, cada dente tem uma função importante: os incisivos (dentes da frente) cortam, os caninos rasgam e os pré-molares e molares (dentes posteriores) trituram os alimentos.

Quando a mastigação não é feita corretamente, o alimento chega maior ao estômago, dificultando a digestão e a absorção de nutrientes

Ausência de dentes e suas consequências

 

Além disso, a falta dos dentes afeta a articulação da mandíbula, provocando estalos ao abrir e fechar a boca, o que pode acarretar possíveis dores de cabeça, ouvidos e musculares, ou seja, causando assim a Disfunção temporomandibular.

 

A ausência dos dentes causa uma força excessiva e a movimentação dos remanescentes, aumentando os problemas de saúde. A mastigação fica deficiente, a fonética muda e a estética fica prejudicada. 

 

A alta dos dentes afeta a dicção, causa desconforto durante a conversa, além de prejudicar a autoestima do indivíduo. Essa falta de estima pode até afetar as relações afetivas, profissionais e de amizade.

 

O incômodo e a vergonha pela ausência dos dentes pode fazer com que a pessoa se afaste do convívio social por medo de passar por alguma situação constrangedora.

Em resumo ao que foi dito acima, as consequências são:

Surgimento de regiões mais suscetíveis à cárie e tártaro:

Descobrimento da raiz e sensibilidade dentária:

Dentre as consequências, destacam-se:

Extrusão do dente antagonista :

Inclinação dos dentes adjacentes para o espaço da perda:

Perda óssea na região sem dente:

Contatos prematuros na mordida:

Mobilidade dentária.

 

A boa notícia é que a falta de dentes pode deixar de ser um problema de saúde e estético, graças às técnicas inovadoras e aparelhos de última geração. 

 

Por meio dos implantes dentários, por exemplo, é possível restaurar o sorriso do paciente em poucos dias de tratamento e isso vale para qualquer adulto com boas condições de saúde.

Hoje a reabilitação oral está muito simples. Cuidar do sorriso está mais rápido, indolor e com ótimos resultados estéticos. 

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *