dentista-examinando-raio-x-perda-ossea

Perda óssea dentária: o que e, quais as principais causas e como tratar

Perda óssea dentária: o que e, quais as  principais  causas e como tratar. Não é de hoje que as pessoas se preocupam com a aparência do sorriso. Conseguir um alinhamento perfeito que una a estética à função da boca é o sonho da maior 

parte dos pacientes, mas é preciso saber como tratar a perda óssea dentária e se você precisar realizar um implante dentário a quantidade de osso é fator crucial. Neste conteúdo, entenda o que é, o que causa e como o problema sensibiliza o

tecido, estrutural dos dentes, podendo levar a um desgaste definitivo em caso de negligência do tratamento. Além disso, compreenda como a limpeza e a restauração da área afetada darão mais segurança para o seu sorriso. 

Você sabia que a perda óssea dentária é um problema que compromete as estruturas ósseas bucais, assim como prejudica — e muito — a estética dentária de uma pessoa? 

Normalmente associada ao desleixo em relação à saúde dos dentes, a situação ocorre especialmente com pacientes que já têm um histórico de doenças periodontais que afetam a estrutura dos dentes e da gengiva.

É válido mencionar que, apesar de existir a possibilidade de o problema ocorrer independentemente da idade, pessoas que já têm a sustentação bucal mais fragilizada tendem a sofrer mais com as consequências.

 

O que é a perda óssea dentária?

Antes de identificar como tratar a perda óssea dentária, é preciso entender o que é esse problema odontológico.

Perda óssea dentária

Dividido entre coroa e raiz, o dente se estrutura com base no osso que o constitui. Quando se fala em perda óssea, o que está em jogo é a resistência de tal tecido, que se fragiliza quando não se toma o devido cuidado. O fato é que o desgaste vem a partir do

momento em que há uma disfunção no tecido da boca, comprometendo o osso que está ao redor dos dentes. Agora que você já sabe o que é, pode estar se perguntando quais são as causas da perda óssea. 

 

A alteração decorre geralmente da falta de hábitos saudáveis com os dentes. 

Quando você deixa de manter a escovação, a sua boca fica mais exposta a cáries, sangramentos e infecções.O posicionamento disfuncional facilita o acúmulo de restos alimentícios e aumenta a chance de você contrair uma inflamação.

Em outros casos, a deterioração do osso pode estar ligada ao avanço da doença periodontal, acompanhada por inflamação na área dental e gengival. Se não tratada, 

A perda óssea lesiona o dente para sempre. Para quem tem dúvidas quanto à idade mais comum para o desgaste aparecer, a resposta é simples. Pacientes que têm a 

estrutura dental mais delicada sofrem mais riscos de desenvolver o desgaste no osso dentário e os efeitos na saúde da boca. Porém, há opções para quem não quer sofrer com o mal-estar.

 

O que provoca a situação? Como identificar o problema?

 

Por afetar fortemente a saúde de toda a região do periodonto — os tecidos que oferecem a sustentação dos dentes —, os sintomas do problema são visíveis tanto na aparência quanto nas sensações que uma pessoa que sofre com a perda sente. 

Entre os mais evidentes, é possível mencionar:

  • sensibilidade dos dentes;
  • vermelhidão, irritação e sangramento da gengiva;
  • inflamação na gengiva;
  • mobilidade dentária;
  • mau hálito;
  • dor de dente;
  • retração da gengiva — também conhecida por ser um espaçamento visível entre o dente e a gengiva.

Geralmente, a causa principal da perda óssea é associada à falta de cuidados com a região bucal. A falta de escovação, por exemplo, gera sangramentos, sensibilidade, cáries e, consequentemente, infecções gengivais.

Quando não são tratadas rapidamente e da forma adequada, essas infecções evoluem e provocam as doenças periodontais. Nessa situação, para se defender das bactérias  presentes, o próprio organismo passa a produzir substâncias que

agridem os ossos e que causam sangramentos e inflamações. O resultado é a perda da estrutura dentária e o definhamento dos tecidos.

 

Como resolver o desgaste ósseo na boca? 

Perda óssea dentária

Como tal deformação pode estar ligada à má higiene bucal e até à doença periodontal — que causa danos justamente na região que sustenta os dentes, chamada de: 

periodonto —, cabe ao seu dentista investigar o caso específico. Estando no consultório, o especialista verifica tanto a sensação (sensibilidade, dor de dente, mau hálito etc.) quanto a estética (vermelhidão, sangramento e retração da gengiva) da sua boca.

Com o exame clínico e um possível raio-X, o profissional consegue ter um primeiro diagnóstico. Após constatar que de fato o paciente sofre com perda do osso dentário. 

O dentista explicará as principais soluções para você voltar a sorrir com tranquilidade.Conte aos especialistas da INTERFACE’ ODONTOLOGIA para isso.

 

A limpeza e a recuperação da região atingida são indicações comuns para tratar o problema desde a raiz!

Na clínica odontológica, todo cuidado é pouco para chegar ao tratamento indicado. Não diferiria com a perda do osso dentário. Se a disfunção está em grau menos severo, o ideal é realizar uma limpeza no local, de modo a remover os resto

alimentícios e acabar com a infecção bacteriana.Processos de recuperação. Quando o paciente está com o tecido ósseo comprometido, o primeiro passo após a limpeza da parte danificada é o processo de recuperação do osso dentário.

Assim, podem ser indicados métodos distintos, o mais popular o enxerto, no qual se recorre a implantes para aumentar a espessura e a altura da região desgastada.

As técnicas, entretanto, não param por aí. Considerando sempre a gravidade da lesão, a regeneração óssea pode usar ‘laser’ para recompor o tecido. 

A luz especial, que passou a ser considerada como tratamento após uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, acelera a reprodução das células ósseas.

Neste texto, você descobre o que é e o que causa o desgaste do osso dentário. Comumente, o problema está relacionado à falta de cuidado com a saúde bucal e, em casos mais graves, o avanço da doença periodontal. No entanto, é possível tratar a

alteração, que compromete a estrutura que sustenta os dentes e impacta diretamente sua mastigação. Agora que você descobriu o que é, quais fatores causam e como tratar a perda óssea dentária siga nosso site e fique bem informado sobre saúde bucal.

Fale conosco através de nosso.

 

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *