Conheça os 5 mais indicados
Tipos de aparelho ortodôntico. Há diversos tipos no mercado atualmente. Cada modelo tem uma finalidade e as opções atendem todos os perfis de pacientes e bolsos.
Graças a essa evolução, usar aparelho não é tão desagradável para quem não se sente à vontade por ter que utilizar o modelo metálico. Por isso, é crescente o número de pessoas que recorrem ao tratamento
Ortodôntico, inclusive, as mais velhas. Como os modelos mais modernos proporcionam visual agradável, a aceitação do tratamento por pacientes maduros, que já passaram dos 40 ou 45 anos, é crescente.
Aparelho dentário Fixo Convencional
É uma versão mais discreta do aparelho fixo metálico convencional ou do aparelho autoligado, tendo como principal vantagem a estética.
Nessa (categoria) de aparelho, são coladas pequenas peças metálicas, chamados bráquetes, individualmente sobre a superfície dos dentes.
Os bráquetes metálicos são utilizados em conjunto com um fio de aço e “borrachinhas”, que transmitem pequenas forças direcionadas sobre os dentes, fazendo com que se movam e tenham sua posição corrigida.
Aparelho ortodôntico Fixo Estético
O aparelho fixo estético é uma versão mais discreta do aparelho fixo convencional. Ele funciona de maneira semelhante ao convencional, porém, ao invés de metal,
Os braquetes são feitos de policarbonato, porcelana ou safira, que possuem uma coloração mais próxima dos dentes.
Ele possui as mesmas recomendações para corrigir a maior parte dos desalinhamentos e qualquer paciente pode optar por esse
modelo”.
De que seja indicado pelo seu dentista… Apesar disso, o aparelho estético não dispensa o uso de um fio metálico ligando os bráquetes.
Aparelho Fixo Autoligado estético
A principal vantagem do aparelho autoligado, sobre o convencional, e a duração, essa possibilidade de movimentação mais fácil, diminui o tempo total do tratamento.
E isso é uma grande vantagem, visto que muitos pacientes buscam a opção mais rápida, mas sem perder a qualidade.
Isso tudo pode tornar menor o tempo necessário para o tratamento e diminuir a quantidade de consultas de manutenção.
Além disso, os aparelhos autoligados podem ser metálicos e estéticos. A ausência da ligadura faz total diferença, além disso, tem outras vantagens.
Vamos começar pela higienização. Escovar os dentes é muito mais fácil, o que evita o acúmulo de placa bacteriana e proliferação de bactérias que causam mau hálito.
O número de visitas ao dentista também é menor, por conta da tecnologia aplicada no aparelho e grande resistência das peças.
Você também não irá sofrer com dores, porque essa mesma tecnologia causa um atrito menor nos dentes, o que deixa a movimentação muito mais fácil. O tratamento de um aparelho autoligado dura, geralmente, entre 12 e 24 meses, podendo ter variações.
Aparelho Móvel também conhecido como removível
É muito utilizado em crianças de 6 a 12 anos com o objetivo de prevenir ou interceptar problemas de posicionamento dos ossos da face em desenvolvimento e dos dentes de leite ou permanentes.
Este aparelho costuma ser feito com uma placa de resina acrílica, transparente ou colorida, que leva alguns fios de aço que se posicionam e encaixam sobre os dentes,
direcionando o desenvolvimento dos ossos maxilares e o posicionamento dos dentes nas arcadas.
Além disso, essa categoria de aparelho também é muito utilizado na forma de aparelho de contenção dentária após o uso de aparelho fixo.
Alinhadores dentários Invisíveis
São um dos mais recentes avanços da Ortodontia. Esse modelo de aparelho não utiliza bráquetes e fios metálicos.
Comumente, os alinhadores são chamados de “alinhador invisível” por ser transparente e com uma qualidade estética superior aos demais.
O planejamento de cada caso é feito de modo digital, a partir de uma completa documentação (escaneamento intraoral ou moldagem, fotografias e radiografias) das arcadas dentárias, do sorriso e do rosto do paciente.
Dessa forma, os alinhadores são feitos sob medida, com o uso de um ‘software’, para cada paciente.
Os alinhadores dentários são indicados para casos com diferentes níveis de complexidade e problemas de mau posicionamento dentário.
Além disso, outras vantagens são: a facilidade para higienização dos dentes durante o tratamento, o menor número de manutenções necessárias e o menor tempo de tratamento.
Adicione um comentário